quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Receita de Krupuk - Chips de Camarão
 



Krupuk, kerupuk, or kroepoek na Indonésia; keropok na Malásia; kropek nas Filipinas; bánh phồng tôm no Vietnan; 炸庀虾片 na China. esse petisco é muito popular no oriente e no sul asiático.


Ingredientes - 600g de camarões pequenos (frescos, limpos e sem casca)
- 600g de polvilho doce (tapioca flour)
- 1 colh.(chá) de sal (é melhor ir colocando aos poucos e provando)
- 1 colh.(chá) de pimenta-do-reino branca em pó (ir colocando e provando)
opcional: folhas de bananeira para dar aroma
PS: depois de misturar a massa, se achar sonso, pode adicionar tablete de caldo de camarão a gosto

Preparo Resumindo, mói - mistura tudo - cozinha - descansa - corta - seca - frita ou guarda. Moer o camarão no processador até virar uma pasta.
Na tigela da batedeira, coloque o camarão moído + resto dos ingredientes (exceto a folha de bananeira).
Bater com o gancho de massa aprox. 8 minutos.
Se a massa não estiver juntando, adicione 1/2 colh. (sopa) de água... se estiver muito mole, coloque um pouquinho mais de polvilho.
Prove a massinha. Se estiver meio sonsa, coloque mais tempero.
Lembre-se de que depois de fritar, os chips vão ficar MENOS salgado ainda.
Ponha a massa em uma superfície e sove até ficar bem macia (uns 10 minutos) - quando você apertar a massa vai parecer como se estivesse apertando o seu braço, macio mas firme (a menos que você tenha mais de 60 anos!).
Se a massa estiver dura, molhe as mãos e sove novamente. PS: se amassa estiver muito dura/seca, ela vai rachar quando estiver secando e depois de fritar vai ficar seca (embatumada).
Separe a massa em 2 partes e faça 2 cilindros compridos,com as pontas retas (NÃO PODE  ter ar dentro da massa!).
Cozinhe no vapor médio alto (banho-maria) com a água fervendo por 01h:15min (ou 1 hora se os rolinhos forem mais finos)  - se tiver a folha de bananeira, coloque ela por baixo da massa (vai dar aroma), se não tiver, coloque um papel alumínio por baixo.


O vapor não pode ser no máximo, senão a massa vai rachar. Tem que deixar um espacinho para sair o excesso de vapor (se fosse feito naquelas panelinhas de bambu com tampa seria o ideal) faz um banho-maria dentro de uma panela e deixa semi fechado com uma tampa enrolada no pano de prato.. daí a água que condensa não cai na massa senão vira uma gosma).

Quando estiverem cozidos, deixe esfriar e embale em uma toalha ou alumínio e coloque na geladeira para firmar -deixe da noite para o dia
No dia seguinte, retire a massa da geladeira e deixe descansar 30 minutos, para ficar em temperatura ambiente.
Pegue a massa e fatie em rodelas fininhas (com o fatiador de mão - aquele ralador q tem buracos diferentes, um para cada coisa).. se não tiver, pode fatiar na raça.. mas é mais complicado.
As rodelas precisam ser fininhas, senão os chips não vão estufar direito quando fritar.

Coloque as rodelas sobre uma superfície de metal, ou grelha, e leve para secar no sol..
(no sol tropical, deixar 2 dias secando antes de fritar- elas dão uma enrolada).

Agora que você fez um monte e tá tudo sequinho, você pode guardar em um pote bem fechado e ir fritando aos poucos quando der vontade. Frite em uma panela com bastante óleo quente, deixando os chips mergulhados para estufar bastante.
Se quiser, pegue algumas rodelas e coloque por menos de 1 minuto no microondas... fica bem mais light e faz menos bagunça só que pode alterar o sabor da massa e, finalmente pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário